Entenda as principais características da formação profissional  para o exercício profissional em Serviço Social

SERVIÇO SOCIAL: Da formação profissional ao exercício

O Serviço Social é uma profissão de nível superior, regulamentada pela Lei 8.662 de 1993  (Lei que regulamenta a profissão) e, portanto, para exercer a profissão na contemporaneidade faz-se necessário a graduação em Serviço Social e o registro no Conselho Regional de Serviço Social da respectiva região, conforme a regulamentação do Conselho Federal de Serviço Social CFESS 

A necessidade de graduação para o exercício profissional coloca em questão a indissociável relação entre a formação profissional e o exercício, daí a necessidade de estabelecer na formação profissional os elementos básicos que vão caracterizar  o trabalho profissional do assistente social. Tais elementos serão fundamentais para o trabalho profissional, seja para o ingresso no mercado de trabalho em carreiras públicas, tendo em vista que esses conteúdos são cobrados em concursos, ou no cotidiano do exercício profissional.

Os Fundamentos da Formação Profissional em Serviço Social

A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) a partir de esforços coletivos da categoria profissional estruturou em 1996 as Diretrizes Curriculares da ABEPSS  que são utilizadas para a organização da matriz curricular nos cursos de Serviço Social em todo o Brasil. Cumpre destacar que não existe um formato único de currículo, mas propõe-se que haja disciplinas básicas e que a partir dessas exigências mínimas, cada unidade de ensino possa adequar sua matriz curricular.

As Diretrizes Curriculares da ABEPSS estabelecem a necessidade da formação profissional da aluna e aluno nas dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. A partir desse direcionamento, a formação profissional em Serviço Social estrutura-se em três grandes núcleos, que nos currículos de Serviço Social vão aparecer organizados em disciplinas diversas. Esses núcleos, definidos pelas Diretrizes Curriculares da ABEPSS são: Fundamentos Teórico-Metodológicos da Vida Social, Fundamentos da Formação Sócio-Histórica da Sociedade Brasileira e Fundamentos do Trabalho Profissional.

Esses núcleos são pensados de forma a articular a formação em Serviço Social numa perspectiva de totalidade, buscando romper com a fragmentação do processo de conhecimento que compromete não apenas a formação, mas especialmente o exercício profissional.

Assim, os cursos de Serviço Social no Brasil devem oferecer disciplinas que estejam articuladas com a proposta das Diretrizes, ou seja, que busquem garantir a formação básica a partir dos elementos centrais que permitam ao profissional construir análises de realidade e desenvolver ações com vistas ao enfrentamento das expressões da questão social, operando assim com as competências básicas da profissão.

Dessa forma, no Núcleo de Fundamentos da Vida Social estão as disciplinas que se voltam para possibilitar na formação a reflexão acerca da sociedade onde o Serviço Social desenvolve sua intervenção. No Núcleo de Fundamentos da Formação Sócio-Histórica Brasileira são pensados os aspectos relacionados a sociedade brasileira, destacando-se as peculiaridades de sua  constituição socio-histórica e no Núcleo de Fundamentos do Trabalho Profissional são estudados os principais aspectos relacionados ao trabalho profissional do assistente social considerando especialmente o projeto ético-político da profissão. É a partir dessa estruturação básica que as instituições de ensino superior desenvolvem os currículos dos cursos de Serviço Social no Brasil.

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