O Serviço Social é uma profissão regulamentada, possuindo reconhecimento jurídico. A Regulamentação se dá através da Lei 8.662 de 07 de Junho de 1993.
Antes de se apresentar a Lei, é preciso destacar algumas considerações acerca dessa profissão.

O Serviço Social é uma profissão de formação generalista, abrangendo conhecimentos básicos de diversas áreas, para qualificar a intervenção junto às expressões da questão social, objeto de trabalho do profissional de Serviço Social.

A profissão trabalha com três formas básicas de competências profissionais, separadas apenas para fins didáticos, mas que no cotidiano da formação e exercício profissional são indissociáveis:

Complementado a caracterização legal/normativa da profissão, temos o Código de Ética Profissional. Mas antes de apontar os elementos principais dessa Normativa, torna-se necessário fazer breve consideração acerca de Ética.

Um dos grandes desafios na abordagem das questões éticas, é não ater-se ao formalismo ético. A Ética está nas relações estabelecidas entre os seres humanos, ou seja, os fundamentos sócio-históricos  da Ética são os fundamentos do ser social, humano.

Trazemos nessa Dica especial a síntese de como ter um melhor aproveitamento nos estudos desses dois documentos e indicamos a leitura sistematizada dos mesmos.

Bons Estudos! Para melhores estudos ATTAS Concursos

Deixe um comentário