Assistente social: Saiba como escolher um curso preparatório  para concursos públicos com vagas para  Assistentes Sociais.

Um dos grandes desafios para nós assistentes sociais, quando deixamos os espaços de formação acadêmica é ter acesso a um espaço sócio ocupacional onde possamos dar inicio ao nosso trabalho profissional.
Os cursos superiores em Serviço Social, via de regra, não dão conta de uma formação voltada para preparação do aluno ou aluna para que eles possam obter êxito em concursos públicos, onde se encontra a maior concentração de postos de trabalho da nossa categoria.

Conforme o apresentado no documento organizado pelo CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) (www.cfess.org.br) e intitulado “Assistentes Sociais no Brasil: Elementos para o estudo do perfil profissional”, aponta-se que em nível nacional a esfera pública compreende a 78,16% dos espaços sócio-ocupacionais. (Artigo na íntegra)
Para complementar nossos conhecimentos e que possamos ter um melhor preparo na hora de participar de um concurso público acabamos procurando cursinhos preparatórios que na maioria das vezes não atendem nossas necessidades, dadas às especificidades da nossa formação.
Por isso, cada vez mais estão surgindo professores e cursos preparatórios de profissionais com formação em Serviço Social que encaram o desafio de, para além do trabalho profissional como Assistentes Sociais, dar início a uma construção de docência em curso preparatório para Assistentes Sociais.
Esses profissionais, na maioria das vezes partem direto para modalidade EAD, e infelizmente, sem a experiência de ir ao quadro em uma sala de aula e sem o acúmulo didático necessário para tal desafio.

Assistente social, Concurso público. E agora?

O que podemos sinalizar como dica, em uma hora extremamente importante que é a preparação para concurso, é que se busque, não só sair do “pacotão genérico” das grandes empresas de preparatórios, que tratam conteúdos de extrema importância com a frieza corporativa do mercado, mas também que se tome cuidado, em conhecer melhor o preparatório e o profissional da organização que têm cursos voltados especificamente para o Serviço Social. Verifique se os professores possuem experiência em docência em matéria de Serviço Social. Cursos preparatórios de Serviço Social, oferecidos por profissional ou organizações especificamente voltadas para assistentes sociais, embora possa ser observado e um custo menor pelos cursos em comparação  aos cursos das grandes empresas, podem falhar no que concerne à experiência na didática e na apresentação dos conteúdos, comprometendo a formação do aluno além do desperdício  de tempo e recurso.
Contudo, e considerando o compromisso ético com o constante aprimoramento profissional do Assistente Social, como disposto no sétimo princípio do nosso código de ética , orientamos a todos os profissionais que não deixem de buscar apoio profissional, se necessário, em caso de dificuldades em assimilar sozinho os conteúdos relativos a concursos para Assistentes Sociais. As vezes um bom grupo de estudos entre amigos também pode ajudar. Seja presencial ou em EAD, é sempre muito importante para a formação estudar, aprender, ensinar e principalmente socializar o conhecimento.

2 respostas

    1. Agradecemos o comentário e esperamos que assim como a primeira aula, os demais conteúdos possam subsidiar seus estudos.

Deixe um comentário