Saiba como relacionar o conceito de questão social em provas de concursos públicos para cargos de profissionais com formação em Serviço Social
Por Tais Pereira de Freitas
O assistente social é um profissional que desenvolve seu trabalho dentro da sociedade e, portanto, a práxis profissional não pode ser pensada desvinculada dessa sociedade e assim o profissional trabalha diretamente com as problemáticas existentes nessa organização societária. Contudo tais problemáticas não existem desconectadas ou isoladas entre si. Mesmo que por vezes se apresentem de forma singularizada, emergencial e imediata nos mais diversos espaços de trabalho do assistente social, elas fazem referência à uma dimensão maior e mais profunda: a questão social. Mesmo não sendo um objeto de estudo específico do Serviço Social e mesmo que os profissionais de Serviço Social não sejam os únicos a trabalhar com essa questão, ela acaba por caracterizar o trabalho do assistente social, na medida em que esse profissional encontra na questão social e suas diversas formas de expressão o objeto de seu trabalho profissional. (http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v2n1_quest.htm ) Tendo em vista essa fundamentação, é essencial que o assistente social, seja para o cotidiano de seu trabalho ou para se preparar para concursos, entenda os aspectos principais que caracterizam tal questão social bem como as particularidades de suas expressões na realidade brasileira e ainda a articulação entre questão social e trabalho profissional.
Questão social para concursos: Como estudar?
A questão social, suas formas de expressão na contemporaneidade, bem como as dimensões do trabalho do assistente social relacionado a esses aspectos são alguns dos conhecimentos cobrados em concursos para assistentes sociais no Brasil. Tomando como exemplo o último grande concurso para assistentes sociais no Brasil, o concurso do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), pode-se destacar que conforme previsto no Edital cobrou-se que o assistente social conhecesse a definição conceitual de questão social, bem como suas expressões na contemporaneidade, sendo que a questão referente a esse tema na prova apresentou construções frasais sintéticas para que a (o) candidata (o) julgasse como certas ou erradas, de acordo com o modelo de provas do CESPE. A (o) candidato (a) portanto que durante o estudo conseguiu entender a definição conceitual de questão social obteve sucesso nessa questão.
Pode-se afirmar que sair buscando todo material referente a questão social e ler sem critérios não é nem de longe a estratégia adequada no que diz respeito ao estudo dessa temática, na medida em que dessa forma o que será obtido são diversas informações vinculadas a teorias também diversas e que muitas vezes vão na direção oposta aquela do projeto ético político da profissão. O mais importante é saber como a profissão pensa questão social e a partir daí estabelecer as leituras fundamentais, elaborando sínteses das mesmas e buscando memorizar a definição conceitual para a partir daí, entender as manifestações da questão social na contemporaneidade.
Estudar questão social não é dessa forma “um bicho de sete cabeças”. O que falta muitas vezes é saber por onde começar, qual referencial utilizar para elaborar as sínteses necessárias e entender a definição conceitual e para auxiliar nesse processo, aulas e cursos preparatórios trazem uma contribuição impar.