Fundamentos do Serviço Social: Estudando para  concursos os Fundamentos Histórico Teórico Metodológicos do Serviço Social

Fundamentos do Serviço Social: A importância dos conteúdos 

 Os concursos para cargos de assistente social no Brasil, de forma geral buscam aferir os conhecimentos das (os) candidatas (os) no que diz respeito aos conteúdos básicos estudados na formação em Serviço Social, atrelados a conteúdos da atuação profissional no lócus para o qual a (o) candidata (o) está buscando inserir-se.  No que diz respeito à especificidade do lócus onde o profissional irá trabalhar são elaboradas questões que enfatizam aspectos centrais referentes ao lócus em questão. Exemplificando poderíamos apontar os concursos para trabalhar na política da assistência social em âmbito municipal que dão ênfase nos aspectos relativos à estruturação da política, tais como:  Política Nacional ,  Norma Operacional Básica do SUAS e Norma Operacional Básica de Recursos Humanos,  ou ainda os concursos para os Tribunais de Justiça (conhecidos como concursos para o fórum) que enfatizam as questões referentes a família e instrumentais de trabalho (relatórios, laudos e pareceres).

 Fundamentos do Serviço Social: Conteúdos básicos para concursos

Contudo no que diz respeito aos conteúdos básicos de fundamentos do Serviço Social não existe variações significativas, tendo em vista que em relação aos aspectos históricos e téorico-metodológicos do Serviço Social os elementos destacados são os mesmos. Dessa forma, estudar fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social é a garantia de sucesso em proporções significativas.  Assim, ao elaborar um roteiro de estudos para concursos, não se pode perder de vista a importância desses conteúdos, base para qualquer prova do Serviço Social. Nesses grandes temas de Fundamentos estão inclusos assuntos como História do Serviço Social, Questão Social, Projeto ético político, Correntes Teóricas do Serviço Social e Política Social, entre outros.

Ao apreender assuntos como esses, o candidato consegue formar a base de seus conhecimentos relativos ao Serviço Social para na sequência dedicar-se às especificidades das demais questões.

Diante disso, pode parecer fácil o sucesso em concursos, tendo em vista que os aspectos cobrados em Fundamentos dizem respeito à formação básica em Serviço Social.  Contudo, isso pode ser uma ilusão, pois a forma como esses conteúdos são cobrados em questões na maioria das vezes é novidade para o profissional.

Quais as razões para isso? Na formação em Serviço Social (graduação) esses conteúdos são discutidos a partir de um viés que poderíamos denominar como acadêmico, necessário para a formação básica. Nas provas de concursos, tais conteúdos são cobrados de uma forma que poderíamos denominar técnica, objetiva.  Fazer essa relação torna-se difícil para o (a) candidato (a) que não se preparou a partir dessa construção.

Assim, para o sucesso em concursos, o profissional de Serviço Social não pode esquecer dos conteúdos de Fundamentos atentando-se para a necessária adaptação e porque não dizer, sincronização dos conhecimentos que possui. Tal adaptação refere-se à sintetização ou ainda objetivação desses temas visando a resolução dos exercícios cobrados em provas, e portanto, mais do que conhecer a temática é preciso conseguir atentar-se de formar técnica e objetiva para responder às questões. Dessa forma é primordial que seja estudados os conteúdos referentes a Fundamentos do Serviço Social.

preparatório serviço social

Deixe um comentário